Desperdício Zero - Um dia dedicado à sustentabilidade - 15 de Julho 2017

10 julho 2017


Partilho convosco o 1.º evento em Portugal, inteiramente dedicado ao Desperdícizo Zero, que estou a organizar com a minha amiga Inês.

A ideia só começou a ser cozinhada a 13 de Junho, portanto há menos de 1 mês! Tem sido uma verdadeira aventura (quem me manda ter ideias destas?) mas estou a adorar cada minuto, apesar das noites mal dormidas e da casa completamente de pernas para o ar! Confesso que me sinto tudo menos minimalista neste momento, mas a vida é mesmo assim, com fases e momentos em que temos imensas ideias e projectos.

Então cá vão mais informações sobre o evento (ajudem-nos a divulgar)! Segue o link do evento no facebook.

Entrada: donativo livre
Todos os Workshops/oficinas são gratuitos

O nosso PROGRAMA para dia 15 de Julho (em actualização):

12h00-18h00 Mercado de produtos sustentáveis e comida vegetariana

Também teremos música ao longo de todo o evento (mais informação em breve)

  • 14h00-15h00 Apresentação do livro Re-Use de Zélia Évora, com a participação da autora e um upcycling ao vivo, pela mesma.
  • 15h00-16h00 Conversa Desperdício Zero com Joana Tadeu (A Montra / The Window) e Ana Milhazes Martins (Ana, Go Slowly e embaixadora do movimento Lixo Zero Portugal)
  • 15h00-17h00 Café Conserto (traga os seus pequenos electrodomésticos avariados, as suas roupas por remendar, o Café Conserto dá-lhe apoio e entreajuda)
  • 16h00-16h30 Conversa com a Eunice, fundadora da Maria Granel
  • 17h00-18h00 Showcooking//Masterclass com Inês David do livro “Como assim Vegan?”

Para participações no evento ou qualquer outra questão contactar: lixozeroportugal@gmail.com

Será um dia inteiramente dedicado à sustentabilidade com oficinas/worshops, conversas, mercado de produtos sustentáveis (incluindo cosmética, vestuário, acessórios e muito mais) e também uma área de street food.
Queremos apoiar os pequenos produtores nacionais, regionais e locais que promovam a adopção de hábitos de consumo que protejam e valorizem o Ambiente.

Temos a certeza que será um dia maravilhoso, cheio de partilha e troca de ideias entre visitantes e participantes, de pequenos a graúdos, onde todos contribuiremos para um mundo melhor.
Poderão ainda fazer uma visita pela biovilla e ficar a conhecer todos os espaços.

A entrada no evento (para os visitantes) será por donativo livre e todos os workshops/oficinas serão gratuitos.
Os donativos serão um contributo para o projecto biovilla como agradecimento pela cedência de espaço e condições oferecidas.

Juntem-se ao movimento levando a vossa garrafa/copo reutilizável e guardanapos de tecido.
Para as compras do mercado levem os vossos sacos reutilizáveis
Ajudem-nos a criar um mundo mais sustentável.

Numa altura em que assistimos a um consumo desenfreado, onde quase tudo é descartável e se torna mais barato comprar novo do que consertar o antigo, em que o aquecimento global é uma realidade que já não podemos ignorar, torna-se premente a mudança de alguns dos nossos hábitos.

A solução passa por colocar em prática 5 erres:

  1. Refuse - Recusar aquilo que não necessitamos
  2. Reduce - Reduzir o que necessitamos
  3. Reuse - Reutilizar aquilo que consumimos
  4. Recycle - Reciclar aquilo que não conseguimos recusar, reduzir ou reutilizar. Se tiver de adquirir um produto novo, escolha vidro, metal ou cartão. Evite plástico
  5. Rot - Fazer compostagem

Organização:
Lixo Zero Portugal: Comunidade de entreajuda, inspirada no estilo de vida de Bea Johnson “desperdício zero” que acredita que a grande mudança está nos pequenos passos que cada um começa em sua casa. Um grupo de partilhas, trocas de ideias e de apoio incondicional em prol de uma causa maior: um mundo mais sustentável!

biovilla: Espaço de inovação, de experimentação e de união para a Sustentabilidade procurando na ilimitada criatividade humana soluções e alternativas para os maiores desafios actuais da humanidade.


Para qualquer esclarecimento contactar a Organização:
Lixo Zero Portugal - lixozeroportugal@gmail.com

2 comentários: