Livro: Escuta o teu corpo

16 junho 2017


O livro da Francisca (Miss Kale) é absolutamente maravilhoso e chegou no momento certo.
Eu, minimalista confessa, e nada de compras impulsivas, encomendei o livro (ainda em pré-venda) sem pensar duas vezes.

No último mês é precisamente isto que tenho estado a fazer: a escutar o meu corpo.
Apesar de já ter cuidado com a alimentação há alguns anos e de considerar que tenho cuidado com a minha saúde, a verdade é que não tenho escutado o meu corpo. Ainda o exponho a muito mais stress do que gostaria, ainda não o mexo tanto como gostaria, ainda não consumia tantos verdes quanto gostaria, ainda não o alimento com energias positivas como gostaria... É óbvio que há sempre pontos a melhorar e isso é óptimo, pois permitem-nos ter foco e direcção. Mas quando percebemos que as nossas acções diárias não estão alinhadas com os nossos valores e quando o nosso corpo se queixa e não o ouvimos... é sinal de que temos que parar e colocar tudo em perspectiva.

Foi o que fiz a partir do final de Abril. Comecei com o detox holístico de Primavera da Cláudia do officinalis (falarei disso num próximo post), fui a consultas, fiz análises e exames e comecei realmente a perceber o que estava e o que não estava bem.

Portanto o livro da Francisca surgiu na minha vida nesta altura, em que estou totalmente focada em mim e em perceber aquilo que me faz falta.

A Francisca partilha connosco algumas histórias da sua vida e faz-nos perceber que somos realmente um todo, só uma alimentação saudável não chega, é preciso uma mente saudável também, vivermos rodeados de energias positivas e acima de tudo cuidarmos de nós com amor. De nada adianta dizermos afirmações positivas ou sermos positivas para os outros, fazermos meditação, exercicio físico e alimentarmo-nos bem, se depois falamos mal connosco, somos más e demasiado críticas e exigentes connosco. Uma das principais lições do livro é realmente esta importância de mudarmos algo na nossa vida seja alimentação, exercício físico porque gostamos realmente de nós e não porque simplesmente queremos ser magras e estamos zangadas com o nosso corpo ou com os nossos genes...

O livro tem vários exercícios de reflexão que nos põem realmente a pensar e nos permitem mudar a forma como cuidamos do nosso corpo e mente, pois só assim poderemos evoluir. É preciso parar para observar e escutar o nosso corpo, perceber o que ele nos está a dizer e que todos os dias vamos ignorando. Este livro abre o caminho da auto-descoberta e diria também da auto-cura, pois no fundo é isso que todos precisamos, de nos curarmos das coisas más que vamos fazendo a nós próprios todos os dias, mas que já nem ligamos porque é tudo demasiado "normal".

Resumindo, é um livro que nos faz pensar e reflectir, não sendo simplesmente para ler. É preciso percebermos os conceitos e aplicá-los em nós, observarmos (sem julgamentos) tudo aquilo que se está a passar connosco e a partir daí, transformarmo-nos na melhor versão de nós mesmos, simplesmente porque gostamos realmente de nós 💜


Obrigada Francisca por este livro!

2 comentários:

  1. Olá Ana.
    Confesso que embora não costume falar muito nisso considero me uma pessoa bastante minimalista é muito sinceramente, cada vez mais.
    Mas não com livros. Os livros transmitem me uma alegria imensa. Adoro terminar de ler os meus livros e ir arruma-los na estante prontinhos a ser consultados a qualquer momento. Porque adoro livros de desenvolvimento pessoal e esses não são para serem livros lidos só uma vez.
    Comprei Este livro da Francisca esta semana e estou a amar lê-lo. Acredito que as coisas chegam às nossas mãos na altura certa.
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim sem dúvida, também acredito nisso :)
      Que bom que estás a gostar.
      Beijinho*

      Eliminar