Como manter a casa limpa e arrumada: 10 dicas

28 julho 2016



  1. Tirar os sapatos quando entramos em casa
  2. Guardar ou dar os tapetes pois só acumulam porcaria
  3. Ter o mínimo de tralha possível (quantas vezes é que já disse isto? Mas é mesmo verdade, pensem bem no tempo em que perdem a limpar as coisas que têm, no pó que elas acumulam e no mal que vos fazem!)
  4. Depois de usar, voltar a colocar no lugar (esta é tão certeira que até rima!)
  5. Fazer a cama antes de sair de casa (coloco os lençóis bem para trás quando me levanto e pouco tempo antes de sair faço a cama) - o quarto fica logo com outro ar!
  6. Dedicar 10 minutos por dia para fazer uma ronda pela casa e arrumar o que está fora do lugar (quando não coloco a roupa usada para lavar deixo a arejar e nesta altura arrumo tudo)
  7. Quando se suja, limpa-se. Quando lavamos os dentes por exemplo, basta passar a mão pelo lavatório para ficar com um aspecto limpo. Na cozinha podemos ir arrumando à medida que vamos cozinhando e no final deixamos a banca e os balcões limpos e vazios
  8. Arrumar o sofá e as almofadas
  9. Envolver toda a família nas tarefas, assim todos participam e não custa nada
  10. Não perder tempo a ver TV ou a navegar pela net (esta é sempre a mais difícil!)

créditos imagem |  http://www.greyandscout.com/

On my way to zero waste #1

25 julho 2016

Inicio hoje uma nova rubrica no blog onde pretendo documentar a minha caminhada em direcção a uma vida com menos lixo.

Sempre tive a preocupação de produzir pouco lixo e reciclar tudo o que fosse possível. Ainda assim, de cada vez que vou às compras e depois quando levo os sacos para a reciclagem sinto que preciso de reduzir muito mais! 
Hoje em dia tudo está embalado (muitas vezes em várias embalagens) e por mais que opte pelas embalagens maiores isso não me parece suficiente.

Tenho andado a ler muito sobre o assunto e foi com muita pena minha que não pude estar presente na palestra dada pela Bea Johnson dia 8 de Julho na Maria Granel.

Sou uma fã e comecei há pouco a ler o livro da Bea: 

Zero Waste Home

Descontos e promoções em MaisCupão

20 julho 2016

Para além de ponderar bem as compras que faço, gosto de fazer compras inteligentes e aproveitar saldos e descontos.

Costumo por exemplo aproveitar a época de saldos para comprar os itens que fazem falta no meu armário cápsula. Apesar de muitas vezes os itens básicos não estarem em desconto, de vez em quando encontram-se algumas promoções, portanto há que estar atento.

Fiquei a conhecer recentemente o site MaisCupão que reúne várias lojas com ofertas e descontos, portanto num só sitio conseguimos ter acesso a uma série de descontos.

Combater o eczema com produtos naturais

13 julho 2016

Tenho eczema e uma pele extremamente seca e sensível. Com um estilo de vida saudável e uma alimentação vegetariana melhorei imenso, mas ainda assim de vez em quando lá voltam as crises de eczema.
Não posso de maneira nenhuma deixar que a pele fique demasiado seca, pois quando isso acontece é o desastre total! A tendência é hidratar demasiado a pele nessas alturas (para tentar compensar) e isso é precisamente aquilo que não posso fazer!
Assim os segredos para combater o eczema passam por manter a pele hidratada e evitar tudo o que a torne mais seca, como banhos prolongados, águas com cloro (piscinas!) e exposição ao sol sem protecção adequada.

Quando vi este post da CirculoBio fiquei tentada a experimentar os produtos! Como alguns deles não eram vegan (continham cera de abelha) fui aconselhada pela Circulo Bio a enviar um e-mail a solicitar informação sobre os produtos mais adequados. Assim fiz e pouco tempo depois obtive reposta a todas as minhas dúvidas e também o aconselhamento de alguns produtos.
Já aqui tinha falado sobre esta loja.



Aulas de yoga: Yoga na Granja

11 julho 2016


Como já partilhei algumas vezes por aqui o yoga é uma das minhas paixões!

Desde que comecei a praticar nunca mais parei e isso nunca tinha acontecido com nenhuma outra actividade física (apesar de o yoga não ser só actividade física). Aliás penso que é precisamente por isso que foi paixão à primeira prática. Necessitava de trabalhar a parte mental e espiritual e o yoga tem tudo isso, já para não falar nos inúmeros benefícios físicos. 
O minimalismo ajudou a livrar-me de tralhas e cismas, mas o yoga trouxe-me paz de espírito, maior capacidade para enfrentar o stress do dia-a-dia, perder alguns nervos que ainda tinha quando falava em público e permitiu-me ainda aceitar-me melhor e gostar mais de mim. 

3 dicas para ganhar espaço na bancada da cozinha

08 julho 2016

Uma cozinha com mais área livre permite-nos ter mais espaço para preparar as refeições e até para conviver com família e amigos.

Enquanto preparamos as refeições podemos ir conversando e os miúdos podem fazer os trabalhos de casa ou até mesmo nós podemos ir apontando qualquer coisa (no meu caso escrever posts e preparar aulas de yoga!).

A minha cozinha é bastante comprida mas estreita, por isso optei por não colocar nenhuma mesa. Fazemos as refeições todas na sala de jantar que é mesmo ao lado. Como não tenho mesa tudo tem que ser colocado nos balcões (como o caso da fruta).

Então como poupar espaço nos balcões:

1.º Arranjar espaço nos armários: dar/vender louça/acessórios que não usamos ou que estão partidos/estragados; arrumar as coisas menos utilizadas nos armários de cima.

A vida muda-nos e nós agradecemos-lhe por isso

06 julho 2016

Atenção que o post é bem pessoal e muito lamechas!!


Já fui muito depressiva, pessimista, só via o lado down da vida...

Acho que todos nó passamos por fases assim, sobretudo naquela fase da adolescência.

Se me dissessem na altura que hoje seria quem sou, eu não acreditaria.

Mas provavelmente também sou aquilo que sou hoje por tudo o que já passei. Acredito que tudo aquilo que nos acontece, acontece por uma razão, mesmo que na altura não consigamos compreender qual a razão.

Links da semana #9

01 julho 2016

Nos "Links da semana" partilho contigo aquilo que fui lendo/ouvindo/vendo durante a semana e que considero relevante tendo em conta a temática do blog. Tento incluir um pequeno resumo em cada link. Por isso, se quiseres saber mais sobre determinado tema é só clicar no respectivo link :)

Numa das minhas arrumações do evernote descobri este artigo da miss minimalist que continua a fazer todo o sentido: algumas perguntas que devemos perguntar à tralha (eu bem digo que devemos falar com as nossas coisas!)