Começar o novo ano do zero ou em reset mode

06 janeiro 2015


E que tal começar o novo ano do zero? Claro que não vamos eliminar tudo, até porque há coisas que adoramos e construímos e não queremos ficar sem elas. Mas que bom seria, de vez em quando, começar com tudo organizado, clean?

A mim agradou-me imenso e por isso decidi começar o ano assim mesmo, com o menos possível, como se fosse agora começar muita coisa do zero.


O ano terminou com grandes momentos de reflexão e muita organização do espaço físico, mental e digital (diria sobretudo digital, pois é onde acumulo mais coisas):

Revi a minha lista de blogs.

Revi as newsletters que recebo e desinscrevi-me de muitas. Já conhecem o unroll.me

Eliminei leituras pendentes e li muita coisa do pocket (onde guardo os sites/posts que quero ler mais tarde).

Organizei o meu evernote (digitalizei, eliminei e organizei informação).

Organizei o GDrive.

Organizei a dropbox.

Formatei a pen (que anda sempre comigo na carteira).

Revi o orçamento de 2014, mudei categorias e preparei o ficheiro do novo ano (onde registo as despesas de cada mês).

Fiz backup de tudo (documentos, fotos…).

Organizei todas as facturas de 2014 (assim na altura de fazer o IRS já está tudo organizado e já posso ir guardando as facturas de 2015 sem misturar com as de 2014).

Mudei o tarifário do telemóvel.

Revi todos os itens nas to-lists do gtasks (apaguei muita coisa que já não interessa e acrescentei coisas novas).

Resolvi aderir ao desafio minimalista dos 30 dias. Na agenda da google, criei uma entrada no calendário para cada dia, assim sou sempre relembrada no telemóvel. Apenas alterei a ordem de algumas coisas, pois há certas tarefas que prefiro fazer ao fim-de-semana quando tenho mais tempo. Recomendo!


E esta ideia do reset ou modo zero é óptima para se ir fazendo ao longo do ano, num determinado mês, numa semana, quando quisermos!


E tu como começaste o ano?

4 comentários:

  1. Olá Ana! Em primeiro lugar Feliz 2015 :)
    Já vi que começaste bem o ano! Eu consegui fazer algumas coisas para começar o ano tranquila...mas ainda tenho algumas coisas para organizar. Nunca é tarde e vou manter o meu foco para completar essas tarefas este mês :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso dessa ideia do desafio minimalista dos 30 dias e vou aderir também! Coisas tão simples que podem fazer tanta diferença! Amanhã já vou preparar o calendário! :) Obrigada pela excelente dica, como sempre!|

    beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana, não conhecia o unroll.me! Muito obrigada pela dica! Já me cadastrei, também não gosto desses e-mails spams. Beijos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fantástico, ainda bem que gostaste :) Beijinhos*

      Eliminar