Leituras da semana

31 outubro 2014


Olá! Espero que ainda estejas desse lado :)


Tenho definitivamente que me organizar melhor. Faz-me tanta falta dedicar-me ao blog! A vida minimalista é mesmo um longo caminho a percorrer! Não adianta pensar que depois de ter simplificado tudo e mais alguma coisa, já está, não tenho que fazer mais nada! Tenho um longo caminho pela frente, até porque a vida vai mudando todos os dias.

Já chega de conversa, cá ficam as leituras da semana:






Granola sem forno (óptima para estes dias de calor e muito mais rápida do que a versão de forno).










Dicas de produtividade (Tim Ferris).


Bom fim-de-semana!


Leituras da semana

17 outubro 2014


As leituras têm-se centrado sobretudo em comportamento canino, como não poderia deixar de ser! Tenho muito que aprender :)



No entanto, deixo-te dois links interessantes:


Conheci este blog através da Patrícia - THE EXTRA IN THE ORDINARY - Adoro! Já faz parte das leituras diárias





Bom fim-de-semana!


Animais em casa: como facilitar as rotinas

16 outubro 2014


Como em todas as rotinas, o melhor mesmo é ter tudo bem organizado e deixar algumas coisas já prepradas para o dia seguinte. Com os animais é igual. Se nos organizarmos bem, não temos que fazer nada à pressa e, por isso, não nos stressamos a nós nem a eles!

O produto de limpeza caseiro está sempre à mão, assim como as toalhitas e os jornais (uso publicidade não endereçada) para limpar o que for preciso.

Também tenho o detergente das mãos sempre pronto para lavar as nossas mãos. Já pensei em comprar aquele gel com álcool, para não estar sempre a usar água. Usas? Recomendas?

O armário com as coisas do amiguinho peludo (entretanto acrescentei mais algumas coisas a este post) também está mesmo junto à lavanderia e organizei-o da seguinte forma:

Prateleira de cima: ração e medidor (uso uma chávena de café antiga); guloseimas; toalhitas; tapetes de educação; jornais.

Outra prateleira: Toalhas, t-shirts velhas (que às vezes vestimos para deixar com ele, assim fica com o nosso cheiro na nossa ausência), manta, 2 organizadores mini (tinha isto para dar já há algum tempo e agora foi-me útil, por isso é que gosto de guardar as coisas durante algum tempo antes de dar): um com os produtos de higiene - soro fisiológico, pente… e outro: com todos os brinquedos.

Este armário é praticamente só para ele, apenas tem a mangueira da aspiração central na última prateleira.

Também tenho um frasco sem tampa com bicarbonato de sódio para retirar eventuais cheiros. O bicarbonato de sódio (tal como falei aqui) é óptimo para retirar todos os odores.

Deixo só aqui uma dica muito importante e que já sigo há algum tempo: baixar as expectativas!
Com animais é perfeitamente compreensível que as coisas fiquem mais sujas do que antes e também é complicado manter tudo limpo durante muito tempo. Portanto é só mudar a perspectiva e reduzir as expectativas. Pode parecer difícil no início mas se eu consigo, qualquer um consegue :)

E tu tens alguma dica?

Novas rotinas… agora com um animal

14 outubro 2014


As rotinas não mudaram assim tanto, já que tinha o hábito de me deitar e de acordar cedo (aqui e aqui).

Agora simplesmente passei a acordar um pouco mais cedo, de forma a ter tempo de limpar a lavanderia, de brincar com ele e de lhe dar a comida, antes de me arranjar e sair.

Então acordo entre as 5.30 e as 5.45 (é incrível como agora acordo sem despertador, tal é a alegria de acordar!). Levanto-me, vou ao wc e depois faço a saudação ao sol na sala e/ou medito um pouco, abro o estore e a porta da varanda da sala para arejar. Depois dirijo-me à cozinha (a fera está na lavanderia, no fim da cozinha, separada por uma espécie de portão que improvisamos) e bebo a minha água morna com limão. A ideia é mesmo fazer as coisas com calma e mostrar que o acordar é feito lentamente. Não tenho que ir a correr comprimentá-lo (embora a minha vontade fosse essa!). Preparo o balde das limpezas. Dou-lhe alguns mimos, digo para se acalmar e ponho-na cozinha a brincar. Limpo o sítio dele, abro o estore da porta da varanda, deixo tudo preparado e brinco com ele enquanto espero que tudo seque. Depois dou-lhe a comida e volto a pô-lo na lavanderia. Deito fora a água do balde e ponho a esfregona lá fora a secar.

Abro as portas e deixo tudo a arejar.

Depois começa a rotina de sempre. Tomamos o nosso pequeno-almoço, tratamos de nós e saímos. Algum tempo antes de sair, já começo a preparar a saída, deixo a tv da cozinha ligada (eu pensei seriamente em livrar-me desta tv, agora agradeço por não o ter feito), desligo a luz da cozinha e fecho a porta da cozinha, pois andamos no hall a preparar a saída. Saímos calmamente sem grande barulho e ele lá fica caladinho no seu sítio.


Quando regressamos é tempo de repetir a rotina da manhã. Geralmente limpo tudo outra vez, pois apesar de ele já fazer as necessidades no sítio certo, há sempre um dia ou outro em que há descuidos e é normal haver sempre sujidade.

Voltamos a brincar com ele e no fim da brincadeira volta para a sua casa e come.

Só nessa altura é que fazemos a nossa rotina habitual. Arrumo as tralhas do trabalho, arrumo o que estiver desarrumado, etc. Por mais vontade que tenha de estar sempre com ele a brincar sei que isso não é bom e não quero que fique demasiado ansioso quando não estamos em casa. Por isso acho tão importante nesta fase inicial ele saber que estamos em casa, mas que não tem que andar sempre atrás de nós. Enquanto estou na cozinha a adiantar o jantar/arrumar, vou interagindo com ele na mesma, mas se tiver que sair da cozinha, saio e ele fica lá bem sem problemas.

Quando já se comportar melhor e tiver os xixis bem treinados já poderá começar a estar na sala connosco. Para já ainda é muito pequenino e prefiro que esteja na cozinha. Passamos nós mais tempo na cozinha, também não faz mal. Como é muito pequenino temos mesmo que nos ir adaptando e fazer o melhor para ele. Quando puder começar a ir à rua, cá estamos nós para voltar a mudar as rotinas outra vez.

Antes de dormir ainda brincamos mais um pouco com ele e depois seguem-se os rituais, começo por apagar a luz da cozinha e deixo ligada apenas a da sala, enquanto estamos lá.


Quando nos vamos deitar, ele geralmente já está a dormir. Fecho a porta, apago a luz da sala e penso baixinho para mim "até amanhã!".



Leituras da semana numa longa semana

03 outubro 2014


Às vezes as semanas mais longas e preenchidas surpreendem-nos pela positiva! Temos mais energia do que nunca, mesmo quando achavamos que já não havia mais para dar...

Sábado e domingo foram uma espécie de segunda e terça, pois estive a trabalhar... 

As alergias que já não me visitavam há muito, também decidiram aparecer na sexta passada. E por isso nada melhor do que finalmente experimentar o jala neti. Estava tão aflita (nem sei como fiquei assim, já não me lembro de estar naquele estado há anos) que decidi experimentar o jala neti. Tinha um bule já antigo que não usava muito e que me pareceu ter as dimensões certas. Vai daí, toca a experimentar. Acertei nas medidas! Por isso o bule virou mesmo instrumento de jala neti. A experiência não foi tão desagradável quanto esperava que fosse e e nem tão difícil. Claro que não correu lindamente, alguma água fugiu para onde não devia (leia-se boca), mas pelo menos senti-me muito melhor no final. Consegui melhorar e aguentar esse fim-de-semana sem tomar nenhum comprimido.

O fim-de-semana que se avizinha também será preenchido mas por outras razões (mal posso esperar!!) e o tempo em casa também será escasso...

Assim, nestas duas últimas semanas tivemos que planear bem as tarefas a fazer durante a semana. 

Eu bem tento deixar o fim-de-semana livre de obrigações domésticas, mas por mais que queira, vou sempre arranjando desculpas durante a semana "afinal posso fazer no fim-de-semana". Nas duas últimas semanas, não houve desculpas, afinal não ia mesmo estar em casa! Adiantámos algumas refeições, congelámos pão, tratámos de todas as roupas e ainda arranjámos coisas que há muito estavam em lista de espera (sabem quando uma coisa avaria em casa e as outras se sentem solidárias? Pois é, é o que tem acontecido cá por casa...).

Durante esta semana ainda fiz uma visita à capital (a trabalho), tratei dos últimos preparativos antes da chegada do amigo patudo e ainda consegui finalmente arranjar coragem para dizer o que me vai na alma (profissionalmente falando)! Eu não digo que estas semanas cheias nos surpreendem? 


No meio de tudo isto ainda houve tempo para ler:




Este quadro do pinterest cheio de ideias giras para o guarda-roupa (adoro básicos!) 




Blogs:




E tua semana como foi?

Bom  fim-de-semana!