Cuidar da casa de forma simples e ecológica

Voltando aos ritmos, comecei a experimentar um novo recentemente: limpar a casa durante a semana, dividindo as tarefas por vários dias.

No ano passado, realizava estas tarefas durante a semana num só dia (fazia speed cleaning) e deixava o fim-de-semana livre de tarefas domésticas (com a excepção de lavar a roupa), mas este ano perdi este hábito (devido ao que falei aqui) e estava a ser difícil recuperá-lo...

Como já andava a aborrecer-me por ocupar (grande) parte do fim-de-semana com as limpezas, decidi que isto tinha que mudar e procurei algumas dicas sobre o assunto. Depois de as encontrar, resolvi fazer o meu horário e pô-lo em prática:

Segunda – WCs / mudar e lavar toalhas
Terça – Limpar pó / Aspirar
Quarta – Limpar o chão
Quinta – Descanso
Sexta – Descanso
Sábado – Lavar a nossa roupa e os lençóis
Domingo – Recolher e arrumar roupas (se a roupa não secar faço-o no dia seguinte)

A cozinha vou limpando durante a semana, por isso não defini um dia específico para o fazer.

Basicamente o que importa aqui é a sequência. Caso na segunda não possa limpar os WCs, faço-o no dia seguinte e assim sucessivamente. Tal como referi no post sobre os ritmos, nenhuma rotina é inflexível. Afinal as rotinas/ritmos servem para facilitar a nossa vida e não para a complicar.

A ideia deste ritmo/rotina é fazer uma limpeza rápida, na maior parte das vezes, e apenas limpar mais aprofundadamente quando vejo que tal é necessário. Como mantemos a casa sempre arrumada e relativamente limpa as limpezas são feitas muito rapidamente.

Aos fins-de-semana, como acordo cedo, trato logo das tarefas após acordar (também é rápido pois é só tratar da roupa) e depois fico com o resto do dia livre.

(Desde que tenho cão, a casa suja-se mais, por isso limpo o chão da cozinha várias vezes por semana e sempre que necessário também aspiro ou passo uma mopa pelo menos na entrada/corredor/sala).

E como cuidar da casa de forma simples e ecológica?

Para limpar praticamente tudo, uso 3 coisas:




O importante é fazer uma limpeza ecológica, recorrendo a produtos amigos do ambiente e também económicos. Mais dicas aqui.  


Explicando cada uma das tarefas detalhadamente...

1. Limpar WCs:
Para limpar os WCs de forma mais rápida costumo, antes do jantar por exemplo, espalhar o bicarbonato e os detergentes caseiros. Assim enquanto os detergentes trabalham eu janto sossegada. No final, é só passar a escova/pano e água. Deixei de usar esponjas na limpeza do WC pois acho que não são nada ecológicas (além de acumularem muitas bactérias) e ainda não consegui encontrar uma alternativa ecológica. Então uso escovas: uma assim (tenho uma igual para a louça da banca) e uma escova de dentes velha.


2. Limpar pó/Aspirar/Tapetes:

3. Limpar chão (cozinha/soalho)


Nota: uso duas esfregonas: uma para a cozinha e outra para o soalho e WCs (pois são em mármore e não posso usar o detergente da cozinha que é demasiado abrasivo).
No final, lavo as esfregonas com um pouco de detergente da roupa. Coloco detergente da roupa num balde com água quente e deixo uns minutos, depois coloco a secar na varanda com a cabeça da esfregona para cima.


4. Lavar roupas
Há também alternativas de detergente que podemos fazer em casa, como este da Rita.

E há também as nozes de saponária, que podem ser reutilizadas diversas vezes.

Algumas dicas para gastar menos tempo a tratar da roupa (e sim, eu não passo a roupa a ferro, só se for uma peça muito específica que necessite mesmo).

5. Limpar cozinha - faço-o quase todos os dias, por isso não tenho um dia específico para esta tarefa. Os armários (por dentro e por fora) vou limpando à medida que vejo que estão sujos, o mesmo acontece com o interior do frigorífico, por exemplo. Apenas quando desligo o frigorífico/congelador para remover o gelo é que costumo fazer uma limpeza mais profunda (e neste caso também uso os mesmos detergentes caseiros que já referi).

Dica: uso este recipiente para guardar a esponja, a escova e o detergente da louça. Quando acabo de arrumar a cozinha, arrumo o recipiente no armário e já está: balcão livre!

E quando este plano (da divisão de tarefas pelos vários dias) não pode ser posto em prática? (Ou porque nessa semana estive mais cansada ou porque cheguei mais tarde a casa...). Recorro ao plano B: o speed cleaning!


E vocês, também usam produtos ecológicos nas limpezas? E seguem alguma rotina?

Etiquetas: ,