Casas-de-banho simples e de fácil manutenção


Os flashbacks são, como o próprio nome indica, um regresso ao passado.
Foi por volta de Novembro de 2011 que comecei a ler sobre minimalismo e que transformei literalmente a minha vida!
Na altura não tinha blog mas escrevia numa espécie de diário.
Quando criei o blog, um ano depois, recuperei alguns desses textos para te inspirar a fazer o mesmo. Espero que gostes!

Tenho duas casas-de-banho: uma fica no corredor e outra no quarto.

A do corredor é mais pequena, tem uma sanita, um lavatório e um poliban.

Como não tinha arrumação nenhuma, resolvemos comprar um móvel. Afinal as coisas não cabiam todas no outro wc...
A verdade é que agora conseguia viver sem ele, pois tenho espaço de sobra para guardar tudo no outro armário, mas agora que estamos sem ele (pois mandei-o pintar de branco) estamos a sentir a sua falta, dá imenso jeito para guardar o papel higiénico por exemplo, para pousar qualquer coisa, e também para guardar as toalhas de rosto que uso neste WC (tenho 3, uma está quase quase a reformar-se e depois não será substituída. Dois itens é sempre o número ideal, enquanto um está a lavar, o outro está a ser usado).

Portanto, aqui as mudanças não foram muitas, pois havia pouca coisa. Livrei-me apenas de um tapete que não tinha qualquer função aqui... de um conjunto de copo, porta-escovas (não eram usados) e doseador de sabonete líquido (pois uso saboneteira agora) e das velas que usava para decorar, pois só acumulavam pó... Resolvi começar a usá-las e agora até já nem tenho nenhuma das que originalmente estavam aqui.


Não sei se já alguma vez compraram alguma coisa em bambu para ambientes com água... Adoro bambu, mas não compro mais nada de bambu para os wcs. Por mais que digam que este material é resistente à agua, não é, e acaba por se deteriorar muito rapidamente. Comprei uma saboneteira deste material e ficou muito feia. Portanto, assim que encontrar uma saboneteira que goste, substituo-a.


A outra casa-de-banho tem uma sanita, lavatório com armário, bidé e banheira.

Ja disse que odeio bidés? Acho que não servem para nada, apenas para acumular pó e ocuparem espaço! 

Junto ao lavatório já tive imensa tralha: velas a decorar (que tiveram o mesmo destino que as que estavam no outro wc), um espelho de aumento e praticamente todos os produtos que usava mais frequentemente (cheguei a ter apenas os produtos, depois tive-os dentro de cestos para ficarem mais organizados e bonitos...). Nada me satisfazia porque eram coisas a mais! Arrumei tudo dentro dos armários e cá fora só ficou mesmo aquilo que uso todos os dias. Só isto fez uma diferença enorme e na hora de limpar não custa nada!


ANTES

DEPOIS

Quanto à tralha dentro do armário, livrei-me de vários utensílios para arranjar as unhas, estojos, espelhos (daqueles mini), de todas as amostras de perfume e de várias esponjas (ainda tenho uma mas quando ficar velha não será substituída, o esfoliante tem a mesma função do que a esponja e é muito mais ecológico). O doseador de sabonete líquido está prestes a ser substituído por uma saboneteira (quando encontrar uma que goste, compro duas, uma para cada wc). Também quero comprar um copo novo para as escovas e pasta de dentes (e um chega perfeitamente). Todos os produtos que estavam guardados foram usados (amostras, coisas de hotéis, presentes). É incrível a quantidade de coisas que vamos guardando para usar “se formos a algum lado”, “se fizermos isto ou aquilo”, etc. As coisas estão apenas a ocupar espaço e a estragarem-se!


Devo dizer que ter o cabelo curto também me permitiu livrar-me de imensos acessórios (ganchos, molas, elásticos, até escovas de cabelo) e de alguns produtos (como amaciador) e além disso é muito mais prático tratar de um cabelo curto do que de um comprido. O único senão é mesmo ter que ir mais vezes ao cabeleireiro (pois infelizmente não sei cortar o meu próprio cabelo). Acreditem que se me ficasse bem o cabelo totalmente rapado era bem capaz de fazer uma coisa dessas... Quanto mais prático, melhor!


Também me livrei de imensos produtos de maquilhagem (há mesmo muito tempo que estavam fora de prazo!) - este símbolo é o culpado! A partir do momento em que abrimos uma embalagem, o tempo começa a contar! E aborrece-me pois a maior parte dos produtos tem embalagens grandes demais! Se não usarmos todos os dias, obviamente que vai expirar antes de acabarmos com o produto! A validade é geralmente entre 6 a 12 meses. Porque será que não fazem embalagens mais pequenas?


Além do amaciador, deixei de usar outros produtos como: cremes (para rosto e corpo), gel de banho (a embalagem que ainda tenho está quase quase a acabar, apenas uso no doseador para lavar as mãos), sabonete líquido (substituí por sabonetes), perfume (os perfumes só têm químicos, dispenso. Sei que há alternativas naturais mas não me faz falta) e esfoliante (agora só uso versões caseiras).

Para hidratar a pele uso apenas óleo de amêndoas doces e/ou óleo de côco.

Todos os produtos que usamos foram aos poucos sendo substituídos por versões mais saudáveis, para nós e para o ambiente. 


Para além do armário do lavatório que não é muito grande (de um lado cabem os nossos produtos e o papel higiénico; do outro tem um cesto embutido para a roupa suja) tenho um armário fora do wc mas dentro do quarto que tem bastante arrumação. É aqui que guardo a roupa de casa (toalhas, lençóis...). E sem me livrar de nada, consegui ficar com uma prateleira vazia neste armário! Bastou arrumar as toalhas de outra forma, dobrei-as em 3 partes em vez de 2 e assim couberam 2 conjuntos de toalhas, um em frente ao outro. No total temos 3 conjuntos, o que chega e sobra, apesar de nem sempre ter pensado assim... Houve uma altura em que queria comprar mais dois, afinal é bonito variar, pensava eu.... Hoje felizmente já não penso assim e ainda bem que na altura não cheguei a comprar!! Sei hoje, que apenas 2 são suficientes (tal como a regra que referi acima). Portanto, quando algum dos 3 ficar velho já sei que não preciso de comprar outro. 

Ainda tenho tapete neste WC, mas quando ficar velho irá ter o mesmo destino que o do outro wc...

As duas casas-de-banho sofreram várias edições (isto tudo nunca poderia ter sido feito de uma só vez, não só porque a minha vida não gira só à volta de limpezas e arrumações, mas também porque o que hoje faz falta, amanhã poderá não fazer, por isso é que nestas coisas não tem que haver pressas, destralhar aos pouquinhos é que é!) e ainda no fim-de-semana passado me livrei de mais algumas coisas (afinal o desafio 2013 em 2013 ainda está em curso!).

Agora limpar os WCs não custa nada, em 10/15 minutos ficam limpos :)


E as vossas casas-de-banho como são? Demoram muito a limpar ou nem por isso?




imagens

Etiquetas: , ,