Arrumações de inverno e ideias finais do projecto 333

06 maio 2013


No fim-de-semana após o 25 de Abril resolvi arrumar as roupas de inverno e o armário da roupa no geral. Afinal depois do último projecto 333 tinha que voltar a decidir as peças de roupa para os novos 3 meses. Na realidade, por causa do frio que esteve este ano acabei por fazer o projecto 334, pois praticamente usei as mesmas peças até meio do mês de Abril!

Para já resolvi não definir as 33 peças de roupa. Isto pode parecer estranho pois adorei fazer este desafio e recomendo-o vivamente, mas não é que até parece que defini mesmo as 33 peças de roupa, tal é a rapidez com que sei aquilo que vou vestir! E acho que isso se deve ao facto de ter cada vez menos roupa.
Estive a contar as peças de verão e tirando a roupa de férias/praia tenho cerca de 30 peças (sem contar com calçado, carteiras e acessórios). Afinal a ideia do projecto 333 é sobretudo para nos ajudar a vestir no dia-a-dia, pois acho que ao fim‑de‑semana a coisa é sempre mais fácil. 
Assim, para já vou continuar sem definir as 33 peças, se depois a coisa se complicar, volto a definir as peças.

Quanto ao projecto em si, já foi quase tudo dito aqui. Vou só acrescentar mesmo algumas ideias finais:
  • não usei todas as peças que tinha definido inicialmente. Foram apenas duas: um vestido e uma saia.
  • devido ao frio que esteve tive que usar mais roupa por dentro (mas este tipo de roupa não conta para o número de peças)
  • alguns dos itens não precisavam de fazer parte da lista, pois usei poucas vezes e algumas coisas só usei num ou outro fim-de-semana;
  • basta apenas ter um vestido preto na lista (eu tinha dois);
  • quanto ao calçado por causa da chuva/frio usei quase sempre os mesmos 2 pares de botas;
  • a dada altura deixei de me preocupar em ter que combinar sempre a mala com a roupa. O preto fica mesmo bem com tudo e é muito melhor usar a mesma do que estarmos sempre a trocar. É daquelas coisas que dá mesmo trabalho desnecessário! Agora tento usar uma mala por semana, assim só tenho que trocar o conteúdo das malas ao domingo.

Basicamente foi isto... E aconselho toda a gente a fazer! Ajudou-me imenso, permitiu-me livrar ainda de mais roupa, permitiu-me sentir melhor comigo mesma e saber que tipo de roupa realmente gosto, permitiu-me poupar tempo e evitar más disposições ("que seca, não sei mesmo o que vestir!"). Se acharem que 33 peças é muito pouco, façam como eu, não contem com calçado e acessórios, ou façam com 40 peças ou simplesmente o número que acharem melhor. Provavelmente 33 peças até pode ser muito para muita gente. A ideia basicamente é adaptar este tipo de projectos ao nosso estilo de vida. Afinal o minimalismo é isso mesmo, adaptarmos este estilo de vida ao nosso, sem termos que seguir exactamente tudo o que os outros fazem. Como eu gosto de dizer, cada um é (ou pode ser) minimalista à sua maneira :)


Voltando às arrumações, só vos posso dizer que estas arrumações de fim de estação me souberam lindamente!
Vesti imensas peças de roupas para decidir se ainda ficavam bem, experimentei conjuntos que nunca me tinha lembrado antes, experimentei coisas que ainda mantenho só para recordação e que constatei que definitivamente não vale a pena continuar a guardar... enfim foi uma diversão! Fartei-me de rir e só me lembrei de quando fazia isso com as minhas amigas em lojas (tentávamos experimentar as coisas mais feias e pirosas que pudéssemos encontrar, de preferência quanto mais misturas melhor). Felizmente já não tenho roupa assim tão cómica pois livrei-me de muita coisa, senão teria sido de chorar!

Consegui libertar-me de tanta coisa (além do que está no cesto que vão ver abaixo, pois isso foi libertado aos poucos)! De uma saia que adoro mas que não me fica bem por mais que tente... de outra saia que comprei mas que nunca usei, de uma peça que queria guardar de recordação mas que não me fica nada bem e que portanto de nada serve (uma foto serve como recordação, certo?).... E por exemplo em relação a um vestido que estava a pensar dar, acabei por não o fazer, pois vesti e ainda gosto muito dele e fica-me bem!
Portanto quando começamos a fazer uma coisa destas, nunca sabemos como irá acabar e isso é bom!

É incrível como mesmo após um ano como o que passou em que me livrei mesmo de muita coisa, ainda tenho tanta coisa para dar! As coisas nascem, crescem!

Lembram-se deste cesto?
Coloquei-o no meu armário e fui colocando a roupa que era para dar. Ficou assim (acho mesmo que quando arranjamos uma coisa deste género para ir colocando coisas para dar, acabamos por destralhar muito mais do que aquilo que estávamos à espera, por isso recomendo!):




Quanto à roupa de inverno, coloquei alguma (2 kispos, uma camisola, um casaco de malha, 2 pares de luvas, cachecóis e meias grossas) na caixa preta de tecido (para já deixou de existir caixa do dave). Coloquei um saquinho para dar um bom cheiro à roupa (enchi com papel de embrulho com cheiro cortado às tiras) e coloquei lá dentro uma folha de louro (sabiam que o louro afasta as traças?). O saco foi mesmo feito com uma meia minha já velha e a ideia foi retirada do blog da Mónica.

 

Ainda separei dois pares de botas de inverno para levar ao sapateiro para arranjar, que depois irei guardar na parte de cima do armário (assim estão prontinhas para o próximo inverno). O restante calçado de inverno já lá está (depois de ter sido limpo também*).
O calçado de verão ficou na parte de baixo do armário (para estar mais à mão) e consegui livrar-me de 2 pares, por isso ganhei espaço para o arrumar melhor.

E vocês já arrumaram a vossa roupa de inverno? Arranjem um saco ou cesto para irem colocando a roupa que já não fica bem/não gostam/está em mau estado e vão ver que o enchem num instante! E se tiverem coisas que queiram guardar como recordação, já sabem, uma fotografia tem o mesmo efeito do que ter a própria peça!

*Sabiam que o óleo de amêndoas doces é óptimo para limpar o calçado de pele/tipo pele? Fica como novo!

Fica aqui um pequeno guia sobre organizar o guarda-roupa.

4 comentários:

  1. Olá,
    Descobri o teu blog e estou a gostar muito.

    P.S.: Já te estou a seguir! =)

    Muitos beijinhos
    MUAH* <3
    Neuza Mariano
    Youtube

    ResponderEliminar
  2. Ana, bem vinda ao meu humilde espacinho, fico muito contente que tenhas gostado, significa sempre muito para mim.
    Quanto aqui a este teu post, eu livro-me de roupa constantemente. Dou imensa coisa, porque acabo por achar que temos sempre de mais e há quem tenha de muito menos.

    ResponderEliminar