Um escritório mais leve

04 março 2013

Os flashbacks são, como o próprio nome indica, um regresso ao passado.
Foi por volta de Novembro de 2011 que comecei a ler sobre minimalismo e que transformei literalmente a minha vida!
Na altura não tinha blog mas escrevia numa espécie de diário.
Quando criei o blog, um ano depois, recuperei alguns desses textos para te inspirar a fazer o mesmo. Espero que gostes!

Também o escritório foi arrumado e organizado diversas vezes, desde que comecei esta aventura minimalista. Em todas vezes arranjava sempre mais tralha, pois apesar de ser um espaço pequeno tem imensa arrumação e por isso já sabem: imenso espaço para acumular tralha!

O escritório tem apenas uma estante até ao tecto, uma secretária (com uma gaveta) e uma cadeira (é a única divisão da casa toda branquinha e por isso adoro-a!).
Na estante tenho livros e objectos e na parte de baixo tenho várias caixas (que qualquer dia precisam de ser forradas e aproveito para as forrar de branco!).

Então quais foram as mudanças....

Papéis/Livros:
- digitalizei praticamente todas as fotos e deitei-as fora. Aquelas que estavam desfocadas/mal tiradas foram logo para o lixo, nem digitalizei
- digitalizei todos os bilhetes de concertos/festivais/eventos. Depois foram para o lixo
- aderi a facturas electrónicas de todos os serviços com essa opção e assim diminuí muito a entrada de papel cá em casa
- diminuí a quantidade de papel guardado nas capas de arquivo - facturas de luz/água/gás, etc. com mais de 6 meses foram à vida, bem como muitas outras coisas que não interessavam (talões de compra de coisas que já tinham perdido a garantia, certificados de congressos - que digitalizei, etc.)
- deitei fora instruções em vários idiomas e deixei só em PT/Inglês (não vou aprender novas línguas a ler instruções, certo?)
- coloquei para reciclar vários blocos (não preciso de ter assim tantos, escrevo mais no computador do que em papel)
- coloquei os documentos mais importantes todos numa capa (em caso de emergência já sei onde estão)
- Livrei-me de 19 livros + 2 livros receitas

Algumas das coisas que foram embora...

Computadores/pens/discos rígidos:
- organizei todas as minhas fotos no computador por pastas/datas (isto demorou mesmo muito tempo, mas foi óptimo para recordar, sobretudo porque havia fotos que não tinham qualquer data, então tive que pensar, fazer contas...). Aproveitei também para apagar todas as que estavam desfocadas/mal tiradas e as repetidas
- apaguei tudo o que não interessa do computador (documentos, pastas, programas, etc)
- apaguei também imensos albuns de música. Tinha tanta coisas que já não ouvia há seculos! Ouvi tudo o que tinha dúvidas e depois apaguei o que não interessava. Quando se tem demasiada escolha é mau!
- passei todos os cds que tenho para o iTunes, assim se alguma vez tiver oportunidade de vender/dar, já não preciso de me preocupar com isso e a qualquer altura posso ouvir sem ter que ir buscar o cd
- coloquei vários documentos na dropbox e google drive e apaguei-os do computador (não há necessidade de ter nos 2 sítios)
- organizei a minha pen e apaguei imensa coisa, muitas coisas foram para o google docs


Objectos/fios:
- vendi a minha guitarra (que só estava mesmo a ganhar pó e a estragar-se...)
- deitei fora todos os cds/dvds com backups (ficou tudo no disco rígido e na dropbox)
- deitei fora todas as caixas dos cds gravados que ouço no carro. Só ocupam espaço! Fiz também uma selecção e os que não interessam foram para o lixo
- tirei fotos às "recordações", souvenirs e medalhas comemorativas e dei-as ou deitei fora
- deitei fora várias caixas, inclusivé de coisas da apple (as caixas são muito bonitas e por isso é que as guardei, mas para quê? guardar sem utilidade não vale a pena)
- tinha coisas giras que estavam guardadas e resolvi colocá-las na estante. Se gosto de olhar para elas, porque estão guardadas?
- tinha na estante um conjunto com várias velas que me tinha sido oferecido. Achava-as muito giras, mas pensei: qual a é a função das velas? É iluminarem o espaço! Estavam ali a acumular pó simplesmente... e eu andava a comprar velas quando já tinha algumas que poderiam estar a ser usadas! Então comecei a usá-las!
- livrei-me de uma divisória onde tinha material de escritório e de muitas das coisas que lá estavam: clips, canetas, lápis, réguas, post-its. Fiquei mesmo só com o essencial (que é muito pouco pois raramente uso alguma coisa deste tipo), dei o resto a uma instituição
- sempre gostei de pedras e tinha várias em casa (guardadas), sobretudo de praias. Um dia numa das minhas corridas, levei as pedras comigo e deixei-as na praia...
- substituí o candeeiro da secretária (pois tinha um muito antigo que não gostava)
- arrumei a gaveta da secretária e deixei só aquilo que é usado frequentemente. O que usamos só de vez em quando ficou numa das caixas da estante. Os cabos/phones foram organizados em 2 pequenos cestos (que antes estavam no wc cheios de coisas que entretanto foram para o lixo)


- organizei os cabos que estão por baixo da secretária de forma a que ficassem o mais escondidos possível. Agora é muito mais fácil aspirar.

E foi assim que fiquei com um escritório muito mais leve!

4 comentários:

  1. Aiiii já disse que este blogue me inspira? Já "destralhei os meus documentos" e organizei todos os meus textos nas capas devidas (não gosto de deitar fora os textos que escrevi há mão...). O próximo passo é atacar os cds! Creio que tirando os do Jack Johnson e Tracy Chapman vão sair de minha casa! :)
    letsmaketeanotwar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. cheguei ao blog da Ana muito recentemente mas estou a adorar. adotando muitas das sugestões. obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina, muito obrigada. Fico muito feliz :)

      Eliminar