Mudanças...

01 fevereiro 2013

E quando as rotinas têm que mudar?
Com a mudança de trabalho tudo mudou para mim. Tive que passar a levantar-me mais cedo, deixei de conseguir fazer exercício de manhã (pois teria que me levantar ainda mais cedo), perco mais tempo nas viagens, chego mais cansada a casa, e de manhã tem sido muito difícil levantar-me mais cedo para ter tempo para mim.
Claro que estas são só as coisas menos boas. Muitas coisas boas apareceram com o novo trabalho (mas não é disso que quero falar aqui).

Aquilo que quero falar prende-se com o facto de ser difícil manter determinadas rotinas quando mudamos outras. Há todo um período de adaptação ao qual temos que nos ajustar. Novas rotinas e novos hábitos têm que ser definidos.
Já passou um mês e já consegui adaptar alguns dos antigos hábitos às novas rotinas. O problema é que o cansaço está novamente a voltar e é muito difícil manter-me assim. Detesto sentir-me cansada e também detesto quando sinto que não tenho tempo para nada. Confesso que depois de conhecer uma realidade com mais tempo, mais calma (uma realidade minimalista) me custa muito mais voltar à confusão e aos dias sem tempo.

Aquilo que quero partilhar convosco é: não se sintam mal se chegam a casa sem energia para destralhar, para cozinhar e para preparar tudo para o dia seguinte. Nós somos humanos, não somos máquinas. O que é importante sim é percebermos o que achamos que está menos bem e aquilo que poderemos mudar. Mas temos que mudar lentamente e não sermos demasiado exigentes connosco próprios. Não vale a pena que assim seja e só nos prejudicamos. Temos que ter força sim, temos que ter energia. Mas se não as tivermos durante um dia ou dois, ou durante uma semana, qual é o pior que nos pode acontecer?

Eu não sou perfeita, nem quero ser (longe vai o tempo em que buscava a perfeição, tinha que conseguir fazer tudo e não admitia falhas), deixei-me disso pois só me fazia a mal (a mim e aos outros). Aprendi a diminuir as expectativas e até a deixar de as ter. Só me degastavam. Faço aquilo que considero mais importante, defino prioridades e quando me sinto muito cansada ou quando tenho menos tempo ainda faço uma triagem dessas prioridades. Apenas o mínimo é feito e nada mais. O mais importante é descansar, recuperar energias e sentirmo-nos bem. Dias melhores (energeticamente falando) virão. Novas rotinas também e novos hábitos também. Até lá vou tentando adaptar-me e tentando descobrir novas estratégias. É bom termos novos desafios e é bom tentarmos ir um pouco mais além. Gosto disto, a sério que gosto!

2 comentários:

  1. Olá Ana!

    Como me identifico com este post! Desde que crieo um dos meus blogs (o de(s)arrumação) que buscava o equilibrio... e continuo à procura dele... mas depois de várias tentativas, de várias abordagens, acho que agora, finalmente, estou no caminho certo...
    Todos os dias aprendo um bocadinho mais do que é bom para mim...
    E sim, é muito frustrante chegar a casa e sentir que a maioria da minha energia foi sugada... e que só me apetece desabar no sofá ou na cama... mas nesse aspeto as rotinas ajudam... e quando se vêm as coisas a ficarem encaminhasa, não apetece parar...

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Acho que esta nova mudança (assim como qualquer outra) tem um carácter passageiro. Ou seja, um dia "a tua vida vai ser assim" e já não se chamará "mudança". E nessa altura tu estarás uma pessoa provavelmente diferente e dada a "lupa" que usas para "ver e analisar" a vida, estarás uma pessoa melhor! Go with the flow...Sem stress.. E tudo se alinhará da melhor forma!Eu Acredito!

    ResponderEliminar