Slow cleaning de manhã, speed cleaning à tarde

01 janeiro 2013

Nos últimos dias do ano dediquei-me às limpezas. Queria fazer uma limpeza mais a fundo, sobretudo na cozinha e esta pareceu-me a melhor altura, pois estive uns dias por casa.
Resolvi chamar a este tipo de limpeza "Slow cleaning" e baseei-me neste post do Leo.
É mesmo isto que quero começar a fazer mais, limpar sem pressas e apreciar realmente estas tarefas, pois afinal eu gosto mesmo de limpar e arrumar.

Então, no penúltimo dia do ano, de manhã, consegui limpar a cozinha calmamente. O Beethoven acompanhou-me e soube mesmo bem! Fiz tudo nas calmas e sempre atenta aos pormenores. Aproveitei para retirar quase tudo dos armários e para destralhar um pouco. Acessórios que não uso não vale mesmo a pena manter (livrei-me de 6 coisas). Algumas das coisas coloquei num saco para dar, outras foram para a reciclagem.

Almocei um pouco tarde e no final de almoço já não tive o tempo que queria para arrumar e portanto tive que fazer speed cleaning. Foi um speed cleaning mais demorado comparativamente com o costume, mas não foi slow como de manhã. Gostava de ter feito o mesmo que fiz na cozinha com o resto da casa, mas não foi possível. Então foquei-me no essencial e dediquei-me ao meu guarda-roupa, onde dei roupa e acessórios. Algumas peças, coloquei numa caixa à qual chamo "a caixa do Dave" (baseada no método de destralhamento de Dave; daqui a uns tempos vejo se senti a falta de alguma das coisas e baseando-me nisso decido o que fazer). Como fiquei com mais espaço, aproveitei para reorganizar algumas coisas. 
Mesmo assim a roupa ainda é tanta! Às vezes fico vontade de me livrar de quase tudo! Mas também penso que assim não preciso de comprar roupa tão cedo e isso é bom! (até nisto sei que é preciso ir com calma...).

Seguiram-se os WCs onde também consegui livrar-me de algumas coisinhas para dar e para o lixo. Usei pela primeira vez bicarbonato de sódio para limpar e gostei mesmo do resultado. Outra das minhas aliadas foi a escova de dentes, que é óptima para chegar a todo o lado! (quando as escovas de dentes ficam velhas, em vez de deitar fora guardo-as para as limpezas).

Bem, só posso concluir que fiquei mesmo muito feliz comigo, pois vi que consegui fazer tudo slowly (o que há uns tempos atrás era de todo impossível). Nada melhor do que acabar assim o ano: relaxada, calma e numa casa organizada e fresquinha.

2 comentários:

  1. Também aproveitei um dia de férias (final do dia apenas) para fazer uma limpeza a fundo nos armários da cozinha (por dentro) e aceitei a bem-vinda ajuda da minha mãe...porque não? Aproveitamos para conversar sobre várias coisas enquanto limpávamos :)
    Claro que durante esta limpeza, houve espaço para DESTRALHAR:) Sim...tenho ali um armário de arrumações de produtos de limpeza e etc...que ficou tão mais LEVE!! Enchi uma saco lo lixo (das pretas grandes) com coisas várias para o Lixo!
    Aqui está a minha partilha que só poderia ser feita contigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! :) Realmente quando temos companhia nas arrumações ainda sabe melhor! Qualquer dia vou ter que ajudar a minha mãe a arrumar a sua enorme garagem, vamos lá ver como corre e se a convenço a livrar-se de muita coisa! Tenho esperança ehehe

      Eliminar